De certa forma, a globalização vem se desenvolvendo desde os primórdios do século XV, quando as colônias europeias, partiram de suas metrópoles com objetivo de explorar, e enriquecer. Porém, o termo globalização em si só, foi criado por volta dos anos 70, e teve um grande impacto na sociedade daquela época, pois não existia um termo que significasse tantas coisas diferentes, para diferentes pessoas, alguns a consideravam um nirvana, outros, um caos mundial.
A partir dai o mundo foi dividido em dois, onde seriam os países centrais (Primeiro Mundo) e Periféricos (Segundo Mundo). Países centrais são aqueles que detêm maior poder político, econômico e militar. São eles que produzem novas tecnologias, exportam produtos culturais e bens de alto valor. Os países periféricos são aqueles que dependem dos países centrais, tem economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional.
Foi no sistema capitalista que se começou o uso dos conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, ou mais especificamente, países centrais e países periféricos (marxismos), onde os primeiros exercem funções de patrões, de imperialistas e, os segundos, de colônias, e capitanias. A função básica dos países periféricos é fundamentalmente sustentar os países centrais, de matérias-primas e mão-de-obra baratas, para os seus projetos.
Com isso observamos que, a desigualdade vem crescendo paralelamente a globalização, e que , quanto mais crescem, mais desiguais ficam.
0 comentários:
Postar um comentário