Tudo começa com uma relação bem simples de causa e efeito: quando mais o atleta vai se destacando na modalidade, tendo um bom desempenho individual e, consequentemente, conquistando títulos nacionais e internacionais, mas ele vai ter exposição na mídia. Não dá para deixar de lado outras características, como carisma e desenvoltura. Existem atletas vencedores que são extremamente tímidos, e isso pode ser um problema. Vou dar um
exemplo do futebol: Rivaldo. Ele foi um jogador tão importante quanto Ronaldo na campanha vitoriosa da Copa do Mundo de 2002. No entanto, sua introversão não ajudou em nada a ser reconhecido como tal. Ou seja, não adianta nada o atleta ser um craque de bola, mas limitar suas respostas a poucas palavras na hora de falar com a imprensa. Não deveria ser assim, mas os jornalistas vão lembrar mais daqueles que falam mais.
Mesmo com tudo o que foi colocado no parágrafo anterior deve ser tomado alguns cuidados nessa relação mídia-atleta. Primeiro, o cuidado com o deslumbramento, que depois pode se transformar numa armadilha bastante perigosa. Embora parecesse ser uma virtude que está fora de moda, humildade é fundamental. Até porque a carreira de atleta é bem curta (isso em qualquer modalidade). Outra coisa que deve ser levada em conta: saber o que se vai falar. Não adianta nada, na hora da derrota desastrosa, sair falando mal dos companheiros e comissão técnica. Falar tudo o que se pensa de cabeça quente, pode trazer dores de cabeça dentro do vestiário.
Hoje em dia, muitos atletas usam o Twitter para se comunicar diretamente com os fãs. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. Na rede social, a relação é direta com o público e, muitas vezes, tumultuada. Muitos usuários o usam para fazer agredir mesmo. Quem não estiver preparado para levar esse tranco, pode ter atitudes como a da judoca Rafaela Silva, que nos recentes jogos de Londres usou palavrões em resposta aos tuiteiros que a criticaram por causa da desclassificação resultante de um golpe que não estava no regulamento. Outra coisa comum é que atletas façam críticas a dirigentes e árbitros. Dependendo do linguajar utilizado, muitos deles tiveram de voltar atrás, para não sofrerem medidas disciplinares. Outro erro frequente é o de achar que o Twitter pode substituir o contato com a mídia tradicional. Se bem usado, pode ser um grande aliado. Alguns atletas fazem o sorteio de lembranças, como camisetas autografadas, etc.
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