As Mídias e
Redes Sociais: Qual a diferença e influência?
Nos últimos
cinco anos o avanço da comunicação entre as pessoas, ocorreu de forma
assustadora, rápida e impactante, por meio de inúmeros instrumentos
tecnológicos que possibilitaram este crescimento. Novas mídias e sites de
relacionamentos foram criados com esta finalidade, de promover uma comunicação
mais abrangente (geográfica e numericamente), de maior acessibilidade e troca.
As novas mídias foram transformadas em mídias sociais e os sites de
relacionamentos foram denominados redes sociais.
Segundo Telles (2010) as redes sociais são ambientes com foco
em reunir pessoas e há interação entre seus membros, enquanto que as mídias sociais, por mais que permita
uma interação social, seu foco é na criação colaborativa de conteúdo e
compartilhamento de informações nos diversos formatos (textos, vídeos, fotos,
etc), independentemente de gerar relacionamento.
As redes sociais estão
inseridas nas mídias sociais. Podemos caracterizar como redes sociais o
Facebook, Orkut, MySpace, Linkedin, entre outros, e como mídias sociais, o Twitter,
Youtube, SlideShare, Flickr, e outras que incluem redes de relacionamento.
Ou seja, a Rede Social faz parte da Mídia Social. Em 2005 o conceito
de Nova Mídia passou a ser em
2010 a Mídia Social. Os Sites de Relacionamento em 2005 foram transformados em Redes Sociais no ano de 2010. Com a
crescente promoção destes meios, acaba-se de vez com a centralização e controle
das mensagens, e ainda o controle da própria marca da organização. Qual o
caminho a trilhar diante deste cenário? Em princípio, compreender que o
pensamento e comunicação humana é que fará com que estes meios tenham vida. E
depois aproveitar estas oportunidades para influenciar, estimular o diálogo e
fazer a gestão delas. Não tente eliminá-las na sua empresa, até porque elas já
estão presentes com muita força, sem caminho de volta, não tem como retroceder
a este processo de livre comunicação. O que precisa ser feito é monitorar para
gerar ou manter a imagem da sua organização, e quem sabe até resgatá-la! Cuida
da sua imagem nas mídias e redes sociais.
0 comentários:
Postar um comentário